Formandos do curso profissional estagiam em Espanha

O Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Soure, no ano letivo de 2021/22, possibilitou a realização de um período de estágio internacional a 6 formandos/as do Curso Profissional de Técnico de Restaurante Bar. Este estágio internacional está inserido no projeto “O Ensino Profissional de Soure rumo à Internacionalização” financiado pelo programa Erasmus+ em desenvolvimento no agrupamento até junho de 2023.

Seis formandos/as do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Restaurante Bar fizeram 125 horas de Formação em Contexto de Trabalho, em um estágio internacional em Espanha, na localidade de El Puerto de Santa Maria. As entidades que acolheram as/os formandas/os foram o Beskope, Restaurante Winebar; Cafetaria e Caves do Vinho Gerês; o Hotel SPA Puerto Bahia e La Galera Real, Real Clube Náutico de El Puerto de Sta Maria, todas elas representativas do universo de entidades em que poderão vir a trabalhar quando ingressarem no mercado de trabalho. O período de mobilidade teve início a 4 de maio e terminou a 2 de junho.

O estágio internacional visa contribuir para uma melhor integração laboral dos/das formandos/as após a conclusão do curso, mas também para a melhoria do seu desempenho, promover o seu sentido de cidadania europeia, melhorar as competências em língua estrangeira, contribuir para a sua autonomização, proporcionar o alargamento dos seus conhecimentos culturais através da visita a monumentos, feiras e outros espaços cultuais.

No regresso foram dinamizadas, pelos/as formandos/as envolvidos/as, sessões de divulgação deste estágio internacional junto de outros estudantes e docentes do agrupamento de escolas, em todas as sessões foi feito um balanço muito positivo desta experiência incentivando todas as pessoas que assistiam a aderir a estas atividades europeias de aprendizagem.