Estudantes do 8º ano promovem práticas ambientais na Europa

No âmbito do projeto Erasmus+ intitulado “ECO-LOGIC Environmental Consciousness as Opportunity: from Leonardo to Oncoming, Globally Involved Citizens” desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas Martinho Árias foi possível que 15 estudantes do 8º ano, acompanhados por diversos docentes, participassem em atividades de mobilidade em Itália e Lituânia, no presente ano letivo.

Também durante este ano letivo, e no âmbito deste projeto, o agrupamento acolheu os/as colegas estrangeiros. Esta atividade decorreu em dezembro de 2021 e estiveram 21 estudantes acompanhados/as dos/das respetivos docentes uma semana em Soure a analisarem diversos problemas ambientais, desde a poluição ao desgaste da orla costeira provocada pelo aumento do nível da água do mar. Durante esta semana aprendeu-se como é que a fotografia pode ser uma boa forma de alertar para os problemas ambientais.

Este projeto é coordenado por uma escola italiana, tem como entidades parceiras o Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Soure, e ainda escolas da Grécia, Dinamarca e Lituânia. Pretendeu-se que através de práticas artísticas como a música, a fotografia, a cerâmica, o teatro e ainda a robótica os/as estudantes desenvolvessem a sua consciência ambiental e promovessem práticas de proteção ambiental. Para além destes objetivos pretende-se, igualmente, que os/as estudantes melhorassem as suas competências em línguas estrangeiras, desenvolvessem o seu sentido de cidadania europeia e consciência cultural.

Este projeto iniciou-se em setembro de 2019, porém, em 2020 teve de ser adiado o seu fim devido aos constrangimentos provocados pela pandemia de covid-19. Foi com grande agrado que, quer a direção do agrupamento quer os/as estudantes envolvidos/as, puderam dar continuidade ao projeto este ano e promover uma experiência de aprendizagem bastante significativa e memorável para todas as pessoas envolvidas. É entendimento do agrupamento que estas experiências de aprendizagem internacional são uma mais-valia para o desenvolvimento integral do/da estudante, promovem a aprendizagem em outros cenários que não a escola e são uma forma de toda a comunidade educativa (escola, estudantes, famílias, etc.) se enriquecer e desenvolver.