O projeto Bookpackers around Europe: inspiring trips through past and present cultures (Bookpackers) começou como um clube do livro na escola IES Enric Valor, em 2013, e é agora um projeto eTwinning denominado “Let’s create the biggest reading club in Europe”. Nele mais de duzentos estudantes votam, lêem e debatem através da videoconferência sobre o mesmo livro.

Bookpackers nasce da convicção de que a leitura está associada a uma série de necessidades pedagógicas, sociais e individuais. Os nossos objetivos incluem:

– Aumentar a consciencialização da comunidade educativa para a importância de promover a leitura através de um clube internacional de leitura que envolverá toda a comunidade.

-Integrar e implementar atividades que promovam metodologias ativas e aprendizagens significativas que contemplam a leitura e o património literário como um elemento transversal.

-Melhorar as competências linguísticas da compreensão da leitura e da expressão oral em língua materna e nas línguas estrangeiras.

-Valorizar o debate e a leitura compartilhada. Sensibilizar a comunidade educativa sobre a importância do debate para o crescimento dos processos democráticos nas escolas.

-Valorizar o património cultural europeu para aumentar a nossa identidade cívica europeia.

O projeto é composto por escolas de Espanha (Coordenadora), Itália, Polónia, Turquia e Portugal, representado pelo Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Soure e terminará em agosto de 2021.

O projeto é estruturado em torno de quatro intercâmbios de estudantes, com idades entre 15 e 17 anos. Em cada intercâmbio as atividades serão organizadas em torno de cinco abordagens diferentes com enfoque no feito literário: expressão oral, expressão escrita, histórico-literária, criativa e global. Existirá um debate público entre alunos/as participantes sobre um livro escolhido por votação na plataforma eTwinning; participarão numa oficina de expressão oral; apresentarão os seus trabalhos junto de colegas estrangeiros/as para lhes explicar e promover o seu património literário do país e localidade.

Uma ampla gama de práticas educacionais e de convivência será gerada a partir de todas essas atividades, além de produtos audiovisuais, guias orais e educacionais. Essas atividades são concluídas numa formação para docentes, na qual cada escola apresentará ao grupo a atividade da qual é coordenadora.

Uma frase resume todo o projeto: a leitura de um livro torna-se um evento numa localidade.