A internacionalização do Agrupamento de Escolas de Soure

No âmbito do projeto europeu “O Agrupamento de Escolas de Soure na Europa”, financiado pelo programa Erasmus+, foi possível a 10 docentes do Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Soure, participarem num período de formação no estrangeiro, no ano letivo de 2021/22.

Ao longo do ano foi possível que 3 docentes assistissem à organização do sistema educativo dinamarquês através de uma atividade de observação no posto de trabalho, diretamente numa escola da cidade de Odense, na Dinamarca. Estas docentes puderam observar a organização e funcionamento da direção da escola parceira, assistir a diversas aulas, especialmente da disciplina de inglês, e reunir com diversos docentes que lhes explicaram e mostraram as particularidades do sistema de ensino desse país.

Para além desta atividade, 7 docentes frequentaram cursos de formação em Itália e Irlanda. As temáticas destes cursos prendem-se com a utilização de ferramentas digitais no ensino das línguas estrangeiras, com a utilização de aplicações informáticas que melhoram o ensino e promovem a motivação de estudantes, bem como a utilização da fotografia e do vídeo em contexto de sala de aula.

Como disseminação dos resultados do projeto e partilha das experiências internacionais, o agrupamento de escolas realizou na passada 5ª feira, dia 21 de julho, uma ação de formação para 20 docentes, sobre o projeto Erasmus+ e o contributo deste programa para a internacionalização das escolas e melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Estas experiências internacionais foram uma mais-valia para o agrupamento mas, essencialmente, para os docentes que puderam participar em processos formativos no estrangeiro a fim de melhorarem o seu desempenho junto das suas turmas promovendo um ensino mais atrativo e de qualidade.

Este projeto iniciou-se no ano letivo 2019/20 e estava prevista a sua conclusão em agosto de 2021, porém, devido à situação pandémica, o seu términus foi prolongado e está-se, neste momento, a concluir a sua execução.