Cabalgata de Reyes

O Dia de Reis é um dos feriados mais significativos de Espanha, em especial para as crianças. Dando início às celebrações da festividade, ocorrem um pouco por todo o país as tradicionais cabalgatas. Nestes cortejos, três figurantes encarnam o papel dos Reis Magos e desfilam pelas ruas, oferecendo caramelos às crianças que, juntamente com os seus pais, assistem aos desfiles.
De modo a que os nossos alunos vivenciassem um pouco esta tradição, a turma de Espanhol do 7º ano preparou a Cabalgata de Reyes, uma pequena dramatização em que os Reis Magos e duas Estrelas ajudantes se deslocaram às salas de aula das turmas do 1º Ciclo e de algumas turmas do 2º Ciclo da Escola Básica. As duas Estrelas distribuíram caramelos a todos os alunos, como recompensa por se terem portado bem, e mostraram o carbón de reyes, que normalmente os reis magos deixam aos meninos mais “reguilas”.
Pretendeu-se que esta atividade, desenvolvida em parceria com a Biblioteca Escolar, para além de lúdica, fosse igualmente pedagógica, no sentido de incutir nos alunos a importância de adotar um bom comportamento ao longo do ano. Visto que os alunos foram interagindo, recorrendo à língua castelhana. Este momento permitiu, também, a consolidação de conteúdos abordados nas aulas de Espanhol.

Ana Lúcia Mendes