Reconstituição de comunidades neolíticas

No âmbito da disciplina de História, os alunos do sétimo ano de escolaridade elaboraram trabalhos que foram expostos na Biblioteca, que consistiam em maquetes onde eram reconstituidas aldeias do Neolítico. O Neolítico insere-se no período da Pré-História e caracterizou-se pela fixação dos nossos antepassados junto dos cursos de água doce, para a prática da agricultura. A produção de alimentos e a criação de animais implicou a sedentarização e o aparecimento dos primeiros aldeamentos.

As habitações começaram a ser construídas com os materiais próprios de cada região: argila, pedra, madeira e colmo para a cobertura das casas.

A economia produtora, característica deste período, provoca o desenvolvimento tecnológico e a invenção de novos instrumentos, como a foice, a enxada, a enxó, o machado, o tear, entre outros.

Esta atividade serviu para motivar os alunos para o estudo da Pré-História, Período do Neolítico. Teve também como objetivos, nomeadamente, estimular a criatividade, a expressividade e o espírito crítico dos alunos; estimular o gosto em trabalhar em grupo; relacionar o modo de vida produtor e sedentário com a formação dos primeiros aldeamentos.

Os alunos utilizaram materiais diversos como a madeira, a pedra a esferovite, entre outros.

Pensamos que os os objetivos foram cumpridos, uma vez que os alunos revelaram algum empenho na sua concretização e o feedback trazido por alguns elementos da comunidade escolar foi positivo.