Feira de Trocas no AEMAS

No dia 12 de outubro, teve lugar a “Feira de Trocas / Destralhe” na Escola Martinho Árias. A atividade foi realizada no âmbito do projeto ROC, do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, da temática a desenvolver na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e envolveu professores de várias disciplinas e os alunos das turmas do 8.º ano. Esta iniciativa surge da necessidade de alertar para a importância de se reutilizarem os objetos que temos por casa, sem uso, e que podem ser úteis e fazer outras pessoas felizes.
Estes princípios orientadores, presentes nesta Feira de Trocas, chamam a atenção dos jovens para a necessidade de se mudarem comportamentos e reduzir, reutilizar e de promover um olhar diferente sobre hábitos que devem ser alterados, no sentido de que é urgente sensibilizar para a redução do uso e para a reutilização dos objetos, uma vez que, os recursos naturais estão cada vez mais ameaçados em consequência da ação humana.
A sustentabilidade é a manutenção do ambiente do planeta Terra, com a qualidade de vida e os ecossistemas em harmonia com as pessoas, de modo a cumprir com as necessidades do presente, sem comprometer as gerações futuras. Para que isso aconteça, nós devemos consumir menos e, sempre que possível, reutilizar objetos que já não sejam novos. Conscientes desta problemática, os alunos fizeram a troca de vários objetos: material escolar, livros, roupa, bijuteria e produtos agrícolas.
Esta atividade teve, ainda, como objetivo respeitar as competências elencadas no Perfil dos Alunos do Século XXI, ao criar condições/ situações desafiantes e potenciadoras de criatividade, autonomia, responsabilidade, sentido interventivo, numa perspetiva estratégica, de interação e espírito de iniciativa.
A participação das várias turmas foi empenhada, consciente e alegre, denotando a capacidade interventiva dos jovens em promover e defender princípios que a sua geração considera importantes para a sustentabilidade do planeta e do próprio ser humano.