Caminhada Escolar

Comemorámos o Dia Mundial do Coração e o Dia Europeu do Desporto na Escola com uma caminhada. No início e no fim da atividade, uma enfermeira do Centro de Saúde de Soure pesou e mediu a altura e a tensão arterial de alguns voluntários do oitavo ano. Os dados recolhidos serviram para analisar o impacto da caminhada no bem-estar desses alunos. Felizmente, nenhum dos envolvidos nestes testes apresentou qualquer problema de saúde.
A caminhada previa alertar para a prevenção das doenças cardiovasculares e proporcionar simultaneamente vários desafios traçados num pequeno e colorido guião. Ao longo do percurso, analisámos, identificámos e fotografámos a flora local, conhecemos e explorámos novos espaços, através de perguntas, pistas e mapas. Observámos várias espécies autóctones como o pinheiro manso, o pinheiro bravo, o carvalho e algumas árvores de fruto. Observámos, igualmente, fungos e arbustos. Também reconhecemos louva-deus, gafanhotos e algumas aranhas nas suas teias. Ali ao vivo, sentimos que o interesse e a motivação eram maiores.
Durante parte do caminho, sempre acompanhados por professores, os grupos efetuaram também uma recolha de lixo, que foi posteriormente transportado por veículos da Câmara Municipal. A autonomia e o envolvimento com a natureza, proporcionados por estas atividades, foram fundamentais para desenvolver a nossa responsabilidade enquanto cidadãos ativos. Salientamos que tivemos sempre o cuidado de preservar os animais e as plantas durante toda a nossa passagem.
O regresso não pareceu ser tão cativante e entusiasmante quanto a ida, pois já não tínhamos o efeito surpresa da descoberta do caminho. No entanto, não deixou de ser divertido, porque aproveitámos para conversar, trocar ideias, conviver e relaxar. Voltámos mais descontraídos, mais conscientes e mais conhecedores do nosso meio ambiente. Até ficámos a saber da existência de um Marco Geodésico!
Não queríamos deixar de agradecer aos professores, à Câmara Municipal de Soure e ao Centro de Saúde de Soure por esta oportunidade única.
Contem connosco para futuras atividades!

Soure, 1 de outubro de 2023
Alunos do 8.ºD