O AEMAS a caminhar pelo Ambiente

No dia 29 de setembro, o Agrupamento de Escolas Martinho Árias assinalou o Dia Mundial do Coração e o Dia Europeu do Desporto na Escola, com uma “Caminhada e Banho de Floresta”. Neste âmbito, realizaram-se várias atividades com vista à promoção da saúde física e mental e à preservação da natureza.
A iniciativa insere-se no projeto Rangers of Change (ROC) do programa Erasmus+, a partir da qual se associou toda a equipa educativa do 8.º ano, a Equipa da Educação para a Saúde do Agrupamento através do Espaço J, o Desporto Escolar e a Autarquia de Soure.

Após a visualização de vídeos informativos sobre a saúde do coração e a medição de peso, altura e tensão arterial, os alunos e os professores do 8.º ano iniciaram o percurso tendo como ponto de partida um guião orientador das várias tarefas a efetuar. Ao longo do percurso, auxiliados pela intervenção dos alunos do curso profissional de mecânica, as várias equipas responderam aos desafios de enriquecimento científico e cultural através de um QR Code e, já munidos de sacos e luvas, recolheram o lixo que encontraram pelo caminho. Os participantes tiveram a oportunidade de desfrutar da camaradagem e do espaço natural, de conhecer, observar e fotografar a natureza, realizando aprendizagens significativas em contexto real.

No final da caminhada, os representantes da Autarquia presentearam os alunos com algumas lembranças alusivas ao ambiente e louvaram a iniciativa que contribuiu para um verdadeiro momento de cidadania ativa, marcada por uma consciencialização a favor da proteção do ambiente.

Esta atividade possibilitou a articulação entre as disciplinas de Português, Inglês, Francês, Físico-Química, Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, Geografia e Educação Física, revelando-se uma mais valia para os alunos no desenvolvimento da autonomia e no domínio dos vários saberes.