O Agrupamento na Europa

No âmbito do projeto “O Agrupamento de Escolas de Soure na Europa”, financiado pelo programa ERASMUS+, três docentes do Departamento de Línguas deslocaram-se a Itália, entre 28 de fevereiro e 5 de março, a fim de frequentarem um curso de formação sobre ICT Tools for a Creative and Collaborative Classroom, ou seja, os desafios propostos para a educação do século XXI. Durante uma semana, as docentes tiveram contacto com diferentes aplicações informáticas, tais como Padlet, Nearpod, Quizlet, GooseChase, Stopmotion, entre outros recursos digitais ajustáveis ao contexto educativo, para além da exploração conjunta do conceito de sala de aula invertida e análise de metodologias de aprendizagem centradas nos alunos e no trabalho de grupo. Realça-se a simpatia com que foram recebidas e o espírito de entreajuda que se estabeleceu entre todos os participantes, provenientes de países tão diferentes como a Alemanha, Croácia, República Checa e Canadá. É de realçar a constatação de que as nossas práticas educativas não se encontram nada aquém do que é implementado pela Europa fora.