Informação à Comunidade Educativa

Foi detetado um caso positivo de COVID-19 numa turma da Escola Básica de Soure.
Foram diligenciados todos os procedimentos emanados pela DGS a fim de garantirmos a segurança e a saúde de todos, em especial, dos que estiveram mais próximos desse caso.
Apelamos à calma, tranquilidade e, sobretudo, CONFIANÇA nas autoridades de saúde e no Agrupamento.
Estamos todos juntos nesta luta e juntos havemos de a ultrapassar.
Recorda-se que é dever de todos cumprir as medidas de prevenção diária, dentro e fora do recinto escolar, e que são as que a seguir se apresentam:

• Utilizar máscaras no interior da escola (dentro e fora da sala de aula) e no percurso casa-escola-casa (especialmente quando utilizados transportes públicos), a partir do 2º ciclo do ensino básico.
  • Evitar tocar na parte da frente da máscara.
  • Ao entrar na escola e no jardim-de-infância, deve desinfetar as mãos com uma solução antisséptica de base alcoólica (SABA).
  • Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante, pelo menos, 20 segundos.
  • Reforçar a lavagem das mãos antes e após as refeições, antes e após as aulas, antes e após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas.
  • Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar, deitá-los num caixote do lixo depois de utilizados e lavar as mãos, com água e sabão, de seguida.
  • Tossir ou espirrar para a zona interior do braço, com o cotovelo fletido, e nunca para as mãos.
  • Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca.
  • Manter o distanciamento físico, dentro e fora do espaço escolar.
  • Evitar tocar em bens comuns e em superfícies como corrimãos, maçanetas, interruptores.

A prevenção (de cada um e de todos!) é a nossa proteção.