“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena!”

O nosso Agrupamento e alunos de Espanhol estão de parabéns, pois os 2 projetos desenvolvidos ao longo deste atípico ano letivo receberam reconhecimento a nível nacional e foram premiados com o Selo de Qualidade eTwinning.
Está visto que, para além de trabalhar as competências definidas no Perfil do Aluno à Saída daEscolaridade Obrigatória, os projetos etwinning são transversais e permitem aprender e praticar uma língua estrangeira de forma inovadora, alargar os horizontes culturais e trabalhar colaborativamente superando-nos todos os dias. Tudo isto elaborando materiais digitais, trabalhando competências e aplicando os conhecimentos adquiridos nas aulas.
Apesar das limitações inerentes à situação de pandemia e quarentena provocadas pelo surto do covid-19, ficou claro que não houve ensino à distância que parasse a aprendizagem dos nossos alunos, porque viver é aprender. Assim, importa salientar e louvar a sua postura proativa e participação ativa nos diferentes projetos.
No âmbito do projeto “Limpieza Natural”, os alunos de Espanhol das turmas A, B e C do 10º ano deram asas ao desafio “#mequedoencasa”, já divulgado nas diferentes plataformas sociais do nosso Agrupamento. Para além do mais e de forma criativa e genuína, colaboraram ainda na criação de um jornal online onde retrataram a forma como, nos diferentes países, foi vivido o período de quarentena. Ao longo do projeto, foram realizadas e divulgadas diferentes iniciativas de sensibilização para um desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente e a reutilização/ reciclagem no seio da comunidade educativa. A partilha de boas práticas com escolas de Itália, Espanha e França relativas à diminuição da produção de resíduos e à preservação/respeito pela natureza foi outra das dinâmicas criadas com este projeto. Várias foram também as parcerias (nomeadamente com a Biblioteca Escolar do Agrupamento) e efetiva uma articulação curricular com as disciplinas de Biologia e Geologia e Inglês.
Ainda durante o período de quarentena, os alunos do 11ºano de Espanhol participaram ativamente no projeto eTwinning “Español en acción”, o qual contou com a colaboração de 20 escolas do nosso país, de 25 docentes e de mais de 700 alunos de Espanhol. Este projeto teve por objetivo promover a língua castelhana e o património cultural (material e imaterial) das diferentes localidades/vilas/cidades participantes, permitindo assim levar o concelho de Soure mais longe!
Em setembro, todos os alunos participantes receberão o merecido certificado para rechear de valor e importância o seu currículo vitae, porque tudo vale a pena quando há entrega e empenho!
O novo ano letivo está aí e com ele a continuação desta viagem educativa de sucesso…