Projeto ROC – mobilidade na Lituânia

Entre os dias 15 e 19 abril, no âmbito do projeto Rangers of Change (ROC), decorreu a última mobilidade Erasmus+, na Lituânia, onde tivemos a oportunidade emocionante de mergulhar na rica cultura e paisagens deslumbrantes deste país báltico.

Queremos partilhar algumas das nossas experiências inesquecíveis!

A receção decorreu na manhã de segunda-feira, dia 15, na escola de Gražiškiai, onde fomos calorosamente recebidos pelos colegas e professores locais, tendo cada escola parceira partilhado as suas apresentações. Na parte da tarde, saímos para realizar uma ação de plogging no Parque Regional de Vistytis, mas para grande surpresa nossa, nada havia para limpar, pois tal como entretanto nos apercebemos, na Lituânia todos os espaços são extremamente limpos. Aproveitámos assim para apreciar o deslumbrante ambiente natural e os lagos tranquilos de água cristalina. Logo a seguir, explorámos o palacete Paezeriai Manor, atualmente um centro cultural, onde fomos recebidos com um breve espetáculo de música tradicional lituana, interpretado com instrumentos nacionais.

No dia 16, terça-feira, fomos honrados com a receção do presidente do município de Vilkaviškis. Nessa sessão ficámos a conhecer a história e o desenvolvimento da cidade. De tarde, participámos em workshops de arte e plástico reciclável na Escola da Natureza de Kardokai. Foi uma experiência educativa e inspiradora, onde aprendemos sobre a importância da sustentabilidade e da preservação ambiental, demos asas à criatividade, enquanto nos  sensibilizou para a importância de cuidar do ambiente.

O terceiro dia da nossa mobilidade, iniciou-se no Parque Regional de Meteliai, onde desfrutámos de uma experiência envolvente com a natureza. Começámos com uma emocionante observação de aves no lago Dusia, onde avistámos diversas espécies numa paisagem de beleza excecional. Fizemos ainda um percurso de cerca de 6 km pela floresta, explorando os trilhos e descobrindo a rica biodiversidade deste ecossistema intocado.

Na quinta-feira, partimos cedo para Vilnius, a capital da Lituânia, para uma experiência educativa e cultural enriquecedora. Visitámos o Europe Direct Centre, onde participámos em diversas atividades que nos proporcionam a oportunidade única para aprender mais sobre a União Europeia, os seus programas e iniciativas, com jogos interativos e trabalhos em grupos transnacionais. De tarde, um outro jogo permitiu-nos explorar a cidade de Vilnius, passeando pelas ruas pitorescas do centro histórico e descobrindo tesouros como a Catedral de Santa Anna e a Avenida de Gediminas. No regresso, fizemos uma curta paragem em Trakai, a antiga capital do país, conhecida pelo seu castelo situado numa ilha no meio de um lago.

No quinto e último dia da nossa jornada, testámos os conhecimentos em ciência, geografia e outros tópicos num Brain Battle, em equipas com os parceiros europeus. Foi uma oportunidade empolgante de trabalhar com os colegas, demonstrando os nossos conhecimentos. Depois destas atividades, recebemos os nossos certificados. Esta foi uma recompensa merecida não só pela nossa participação nesta mobilidade, mas também pelo empenho e dedicação ao longo dos dois últimos anos de implementação do projeto. Na parte da tarde, ainda nos foi proporcionada uma visita e realização de workshops criativos de ciência e media no Centro STEAM de Marijampole.

Esta mobilidade foi uma oportunidade única e certamente memorável para partilhar experiências, realizar aprendizagens significativas e criar laços fortes independentemente das diferenças culturais e linguísticas.

Laura A. & Matilde G.