À conversa com…Guilherme Correia

No passado dia 22 de março, teve lugar, no auditório da Escola Secundária Martinho Árias de Soure, uma palestra no âmbito do programa EPAS (European Parliament Ambassador School) o qual a nossa escola tem o orgulho de integrar.
A sessão decorreu de uma forma muito interativa, a partir de uma série de questões levantadas com o intuito de guiar o diálogo para o assunto retratado, nomeadamente “O que é ser um cidadão Europeu entre tantos países da União Europeia?” e “O que é o projeto EPAS e como podemos nos integrar no mesmo?”
Assim, foram debatidas as vantagens deste programa e o reconhecimento possível para a escola com a sua implementação. Ao mesmo tempo, abordou-se a forma como podemos continuar a expressar o nosso apoio pela UE e a ser cidadãos europeus ativos política e culturalmente.
Estes dois últimos aspetos estão ligados ao projeto “Unidos na Universidade” que foi apresentado em primeira mão pelo nosso convidado, Guilherme Correia, que faz parte do mesmo.
Esta componente de enriquecimento social contou com a presença de turmas do 10º e 11º anos da escola, bem como dos embaixadores juniores e seniores do programa. O convite às turmas surgiu com o objetivo de proporcionar a estes alunos uma base de informação sobre a sociedade em que estão inseridos, para que compreendam todas as suas vantagens.
Em nome de toda a comunidade escolar, e em especial dos embaixadores do programa, deixamos aqui um enorme agradecimento ao Guilherme Correia, que realizou uma apresentação excecional, motivando uma ativa colaboração por parte dos alunos, que se interessaram pela sua experiência pessoal como embaixador EPAS, enquanto se encontrava a estudar no secundário, e, agora, pela sua envolvência no projeto “Unidos na Universidade”.
O programa EPAS continua e com ele novas atividades, pois temos o desejo de levar à comunidade escolar todo o conhecimento possível sobre a cidadania e democracia europeias, pelo que, brevemente, contamos partilhar novas ações.

Texto: Ariana G.
Vídeo: Juan M.