Património: Conhecer para Proteger

Realizou-se, ontem, 18 de março, em Soure, a terceira etapa do projeto “Património: conhecer para proteger”.
O projeto envolve quatro agrupamentos de escolas da região: Agrupamento de Escolas Martinho Árias – Soure, Agrupamento de Escolas de Condeixa, Agrupamento de Escolas de Coimbra Oeste e Agrupamento de Escolas da Lousã. Os alunos e professores envolvidos realizam atividades relacionadas com o património local com o intuito de o conhecer melhor para o poder proteger.
Recebidos pelo Senhor Presidente da Câmara de Soure e pela Senhora Diretora do Agrupamento Martinho Árias, todos os participantes se reuniram em frente ao edifício dos Paços do Concelho de Soure.
A partir deste local e seguindo um roteiro pré estabelecido, os alunos e professores envolvidos partiram à descoberta da vila de Soure. Edifícios e suas histórias, fauna e flora autóctone, biodiversidade, lendas, templários e, claro, Martinho Árias, todos povoaram as mentes dos curiosos intervenientes.
De realçar a colaboração da Câmara Municipal, através do seu Presidente e do seu vereador da Cultura/Educação; da Biblioteca Municipal na pessoa da Drª Paula Gonçalves e dos seus colaboradores que encenaram o texto da “Lenda do Campo da Velha”; da professora Ângela Varela que, com a colaboração da professora bibliotecária Maria José Malo e dos alunos do 2º ano da Escola Básica de Soure, receberam os participantes com uma apresentação encenada sobre Martinho Árias; do professor Ângelo Penacho que explicou o aparecimento e importância dos Templários em Soure e mostrou o traje destes bravos defensores de terras cristãs em tempo de Reconquista; do Grupo de Cantares da Santa Casa da Misericórdia de Soure, que encerrou as atividades e, claro, da Direção do Agrupamento de Escolas Martinho Árias.