Exposição “ 25 de Abril – ontem e hoje, evocação, memória e luta”

A exposição “ 25 de Abril – ontem e hoje, evocação, memória e luta” inserida no tema do Fórum Missão Planeta 2030 – Viver em Liberdade, do Agrupamento de Escolas Martinho Árias, está instalada na escola sede de 18 a 22 de março, pertence ao Sindicato de Professores da Região Centro e é da autoria da URAP (união de resistentes antifascistas portugueses). O texto que introduz esta exposição e que a seguir se adapta refere que: ”Comemorar o aniversário da Revolução de Abril é comemorar a conquista da liberdade, tornada possível pela luta de milhares de portugueses (…) que resistiram à ditadura fascista que os militares do MFA (…), pela sua ação patriótica derrubaram (…) com o apoio imediata das massas populares (..). Comemorar (…) é lembrar as conquistas (…) que fizeram do 25 de Abril um ato de afirmação dos valores da liberdade, da emancipação social e da independência nacional. Valores que a URAP (…) assume como indispensáveis à construção de um Portugal livre, democrático e de progresso social”