Voluntárias francesas no Agrupamento

No dia 2 de junho, o gabinete Eurodesk e o Clube Europeu do Agrupamento de Escolas, através da Activar – Associação de Cooperação da Lousã, apresentaram, às turmas de 12º ano, a experiência de 2 jovens francesas que estão a realizar um período de voluntariado de 6 meses na Lousã ao abrigo do programa Corpo Europeu de Solidariedade.
A Hiba tem 24 anos, é oriunda da região de Marseille, estudou línguas e está a desenvolver o seu projeto de voluntariado na Activar – Associação de Cooperação da Lousã no seu Espaço J, junto de crianças. A grande diferença que ela encontra entre a sua vida em França e a vida que está a ter em Portugal é a comida, para ela, a melhor comida do mundo é a da sua mãe! A Hiba termina o seu voluntariado em agosto e este projeto já lhe permitiu perceber que o seu futuro não passa por trabalhar com crianças a tempo inteiro.
A Chloë, tem 27 anos, vem da zona oeste de França, estudou design gráfico e trabalhava na área do cinema antes de embarcar na aventura de fazer 6 meses de voluntariado na Lousã. A Chloë está a fazer o seu voluntariado através da Bloom – Associação Sócio Cultural da Lousã desempenhando as suas atividades na ARCIL, junto de pessoas portadoras de deficiência. A grande diferença que encontrou entre Portugal e França é que, na sua opinião, as pessoas portuguesas são mais simpáticas e alegres que as francesas, mas o que mais lhe custa no período em que cá está é adaptar-se a viver numa vila, uma vez que em França vive numa grande cidade.
Esta atividade pretendeu mostrar aos e às estudantes do 12º ano mais uma oportunidade de aprendizagem internacional que o programa Corpo Europeu de Solidariedade permite a quem tenha entre 18 e 30 anos.
Resta-nos agradecer à Hiba e à Chloë por terem partilhado a sua experiência connosco e à Daniela da Activar – Associação de Cooperação da Lousã que possibilitou a vinda destas jovens ao nosso agrupamento.