Formandos/as do curso profissional de Técnico/a de Restaurante-Bar em estágio em Espanha

No âmbito do projeto Erasmus+ “O Ensino Profissional de Soure Rumo à Internacionalização”, promovido pelo Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Soure, proporcionou a 6 formandos/as do curso profissional de Técnico/a de Restaurante-Bar a formação em contexto de trabalho em Espanha.
Durante o mês de abril os/as formandos/as fizeram o seu estágio em Puerto de Santa Maria (Cádiz) em restaurantes e hotéis da zona, podendo aplicar e desenvolver os conhecimentos e competências que foram adquirindo ao longo de três anos de formação. Durante o período inicial e final do estágio, os/as formandos/as foram acompanhados por formadores/as do agrupamento que foram especificamente a Espanha para fazer a integração de formandos no local de estágio e a sua avaliação final. No período intermédio, os/as formandos/as foram acompanhados por responsáveis dos locais de estágio que supervisionaram o seu desempenho.
Essa experiência de estágio internacional proporcionou aos/às formandos/as uma visão mais abrangente dos setores da restauração e hoteleiro numa zona turística por excelência, permitindo-lhes observar práticas e métodos de trabalho distintos dos que estão acostumados no seu país de origem. Além disso, a aprendizagem da cultura espanhola e a convivência com profissionais e colegas internacionais contribuíram para seu crescimento pessoal e enriquecimento cultural.
Durante o período de estágio de formandos/as, o projeto “O Ensino Profissional de Soure Rumo à Internacionalização” financiado pelo programa Erasmus+ permitiu que dois formadores/as do curso profissional de Técnico/a de Restaurante-Bar também fizessem um período de formação no estrangeiro, nomeadamente em Cork (Irlanda) e Jerez de La Frontera (Espanha).
O formador que foi à Irlanda pode observar diversas atividades, diferentes métodos e técnicas inovadoras de trabalho na área da hotelaria e restauração, dando enfoque à valorização os produtos endógenos e suas aplicações numa vertente de promoção da identidade local sustentável. A formadora que fez a formação em Espanha foi integrada numa escola profissional, a Escola SAFA, onde assistiu e participou em aulas de Cozinha / Pastelaria no Colégio SAFA, visitou uma Bodegas Caballero e locais turísticos em Jerez de la Frontera e em El Puerto de Santa Maria, aumentando os seus conhecimentos sobre gastronomia e cultura da região.
Este projeto é financiado pelo programa Erasmus+ e permite a possibilidade de formandos/as e formadores/as de cursos profissionais melhorarem os seus conhecimentos e competências nas diversas áreas de formação.
O Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Soure, encontra-se atualmente a concluir o referido projeto, avaliando como muito boa esta primeira experiência internacional de formandos/as e formadores/as do ensino profissional, considerando uma mais-valia em termos educativos, formativos, profissionais e pessoais a sua participação em atividades de mobilidade internacional.