Viver em Soure

Este ano, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 7º ano, no domínio das Instituições e Participação Democrática foram desafiados a refletir sobre a importância de desenvolverem a sua capacidade crítica. Com este objetivo, numa atitude de pequenos cidadãos integrados na comunidade sourense, refletiram, pesquisaram e chegaram à conclusão de que há vários problemas importantes a transmitir ao município para serem analisados e, quando possível, resolvidos.
Integrado na temática “Viver em Soure” todos os alunos assistiram a uma palestra dinamizada pelo Dr. João Gouveia, Presidente da Assembleia Municipal, que esclareceu sobre o papel da política na vida do cidadão comum. Após esta sessão, desenvolveram os trabalhos que abordaram um vasto conjunto de problemáticas.
Finalizados os trabalhos, prepararam as suas intervenções para a sessão da Assembleia Municipal de fevereiro, que se realizou na escola, como cidadãos conscientes, críticos e responsáveis, chamando à atenção para os problemas do nosso concelho. As intervenções podem ser vistas nos vídeos.
Após a intervenção foi compensador ouvir as apreciações tão positivas relativamente às apresentações e a promessa dos responsáveis pela gestão do município de que iriam refletir cuidadosamente sobre os problemas apresentados e as respetivas propostas de solução.
Assim, se os alunos virem que o seu trabalho tem impacto real no quotidiano de “VIVER EM SOURE”, ficarão muito mais motivados para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, compreendendo melhor a importância de serem interventivos para a resolução que afetam o seu presente e futuro, individual e coletivo.