Visita de estudo a Paris 2023

Finalmente, após um interregno de três anos, concretizámos a nossa tão desejada visita de estudo à cidade-Luz.
Este ano, a viagem decorreu durante 6 intensos dias, durante os quais os alunos puderam conviver uns com os outros, contactar com nativos franceses, praticar a língua francesa e sobretudo descobrir e apreciar a beleza e riqueza da cidade de Paris.
A chegada a Paris anunciava-se pelo vislumbre da tão afamada Tour Eiffel. O deslumbramento começou pela visita ao Château de Versailles onde os alunos puderam imaginar-se na corte de Louis XIV e maravilhar-se com a riqueza dos espaços. De volta ao século XXI, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o tão famoso HardRock Café, no qual degustaram o seu primeiro jantar em terras francófonas.
Paris respira cultura por todos os poros. Uma das visitas imperdível foi a subida ao Arc de Triomphe através dos seus 284 degraus em caracol. A dificuldade da subida foi superada pela imponente vista de 3600 da cidade a partir do seu “terrasse”. Uma caminhada pelos Champs Elysées com passagem pela Place de la Concorde e pelos Jardins des Tuilleries levou-nos até ao Musée du Louvre onde nos esperava uma enigmática “Joconde” e a beleza de Vénus de Milo. Aqui, não nos deixámos intimidar pela afluência de visitantes e deambulámos entre as mais imponentes obras de arte da Antiguidade egípcia, grega e do Médio Oriente. A viagem pelo mundo da arte terminou com a visita ao Centre Georges Pompidou que oferece aos seus visitantes exposições obras de arte de autores contemporâneos e modernos, tais como Chagall, Mondrian , Matisse A beleza noturna de Paris pode também ser apreciada através de um passeio de “bateau-mouche”pelo rio Sena. Este passeio culminaria com o vislumbre da Tour Eiffel cuja elegância seria realçada pela iluminação noturna.
Agendada estava também a visita à Basilique du Sacré-Coeur, cuja localização permite uma vista magnífica de Paris. Partindo daqui, tivemos oportunidade de passear por Montmartre , um dos bairros mais boémio e típico de Paris, onde pintores e artistas realizam e exibem as suas obras aos transeuntes.
Como não podia deixar de ser, a subida à Tour Eiffel, o monumento mais visitado do mundo, foi um dos momentos mais esperado por todos. Esperava-nos uma descida de 674 degraus e uma vista magnífica de Paris.
O frio, a chuva intensa e o vento não impediram os alunos de desfrutarem durante um longo dia, as famosas atrações da Disneyland Paris e de lá trazerem recordações que certamente mostrarão e contarão com satisfação aos seus amigos e familiares. Após este dia tão marcante , a viagem de regresso era uma realidade. Para trás, ficariam seis memoráveis dias, em que os alunos experienciaram muitas emoções novas.
Certamente muita coisa se apagará da memória dos jovens viajantes, mas muitas outras recordações ficarão, para um dia contarem aos seus sucessores o quão bom foi conhecer Paris!
Os nossos agradecimentos ao nosso incansável guia que tão bem nos soube orientar pelas ruas e monumentos de Paris, ao profissionalismo dos motoristas, às professoras que, durante seis dias e noites, se mantiveram alertas para que tudo corresse pelo melhor, aos pais que proporcionaram esta visita aos seus filhos e à Autarquia e Juntas de Freguesia que, mais uma vez, deram o seu contributo para proporcionar a estes jovens uma viagem inesquecível.