Professores do curso de Técnico/a de Manutenção Industrial em mobilidade em Espanha

No âmbito do Projeto nº 2021-1-PT01-KA122-VET-000017384, que decorreu entre os dias 26/07/2022 e 01/08/2022, 3 Professores da escola secundária Martinho Árias, estiveram na empresa Talleres MAF, S.A em Barcelona – Espanha no âmbito da atividade de jobshadowing,
Os três professores estiveram a desenvolver trabalhos na área da manutenção mecânica, nomeadamente inspeção e visualização das condições de funcionamento dos equipamentos e instalações elétricas industriais na empresa Talleres MAF.
Esta empresa produz corpos (estatores) e acessórios complementares constituintes da assemblagem de motores elétricos para as mais diversas ferramentas mecânicas utilizadas nas indústrias da construção mecânica, civil e para o retalho do Bricomarket.
Os 3 professores adquiriram novas competências observando in loco, no decurso do diário operativo, os diversos processos de fabrico, layouts e processos organizativos na produção dos referidos produtos.
O acesso a esta experiência permitiu aos 3 professores colmatarem as suas dificuldades, sendo que o principal objetivo passou por proporcionar aos mesmos o contacto com entidades de vários setores de atividade na área da mecânica, levando à aquisição de novas práticas e técnicas, sendo o destino um palco privilegiado para tal.
Além da componente pedagógica, está naturalmente incluída uma componente lúdica e cultural, o que, aliado ao know-how adquirido, constituirá uma mais-valia para os seus currículos.
Recorde-se que esta mobilidade foi financiada, decorrendo ao abrigo do Programa Erasmus+.