Formandos de Soure fazem estágio em Espanha

No âmbito do projeto Erasmus+ “O Ensino Profissional de Soure Rumo à Internacionalização” o Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Soure proporcionou a 7 formandos do curso profissional de Técnico de Manutenção Industrial, a formação em contexto de trabalho em Espanha.
Entre os dias 23 de fevereiro e 27 de abril os formandos puderam realizar a formação em contexto de trabalho, em Jerez de La Frontera (Espanha), pudendo aplicar e aprimorar seus conhecimentos em empresas especializadas em manutenção industrial. Durante o período de estágio, os formandos tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e desenvolver competências profissionais e sociais em contexto de manutenção industrial. Eles foram supervisionados por profissionais experientes e tiveram a possibilidade de participar em projetos reais da sua área de formação, enfrentando desafios do setor e aprendendo com situações práticas.
Essa experiência de estágio internacional proporcionou aos alunos uma visão mais abrangente da indústria, permitindo-lhes observar práticas e tecnologias diferentes das que estão acostumados no seu país de origem. Além disso, a aprendizagem da cultura espanhola e a convivência com profissionais e colegas internacionais contribuíram para seu crescimento pessoal e enriquecimento cultural.
Este projeto é financiado pelo programa Erasmus+ que permite a possibilidade de formandos e formadores de cursos profissionais melhorarem os seus conhecimentos e competências nas diversas áreas de formação.
Após a participação de 3 formadores do curso profissional de Técnico de Manutenção Industrial numa atividade de mobilidade internacional em julho de 2023, através da qual puderam observar in loco como está organizado o setor da manutenção industrial em Espanha e observar as mais recentes técnicas de ensino-aprendizagem existentes no setor, foi agora a vez destes formandos puderem ter a sua primeira experiência de aprendizagem internacional.
O Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Soure, encontra-se atualmente a concluir o referido projeto, avaliando como muito boa esta primeira experiência internacional de formandos e formadores do ensino profissional, considerando uma mais-valia em termos educativos, formativos, profissionais e pessoais a participação de formandos e formadores em atividades de mobilidade internacional.