Visita de estudo à Feira Internacional de Turismo, em Madrid

 Os alunos das turmas dos 10º, 11º e 12º anos do Curso Profissional de Técnico de Restaurante/Bar do Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Soure, realizaram uma Visita de Estudo a Madrid, entre os dias 19 a 22 de janeiro deste ano, com o objectivo de visitarem a Feira Internacional de Turismo em Madrid. Do programa da deslocação a Madrid, constavam visitas específicas dentro do âmbito do curso, como as realizadas ao “Madrid Food Innovation Hub” e à Feira Internacional de Turismo, FITUR, mas também visitas culturais como as efectuadas a Salamanca, percorrendo as ruas de referência e apreciando os locais mais emblemáticos como a Plaza Mayor, Universidade de Salamanca, Igreja e Convento de San Esteban, Casa das Conchas, Igreja do Espírito Santo de Salamanca, entre outros. Em Madrid foi possível visitar o Centro de Arte Rainha Sofia, a Catedral de Almudena, o Real Jardim Botânico e realizar uma visita a pé com guia oficial, passando pelos locais mais emblemáticos da cidade como Puerta del Sol, Plaza Mayor, Mercado S. Miguel, Palácio Real, Catedral de Almudena. O Real Madrid Offical Stores e o Hard Rock Café Rock Shop foram também visitados.

A actividade estava enquadrada nos objetivos do Curso Profissional de Técnico de Restaurante/Bar, e tinha os seguintes objetivos:

  • Observar a relação existente entre os conteúdos programáticos do curso profissional de técnico de restaurante/bar e a actividade turística;
  • Conhecer o enquadramento político e normativo do turismo inclusivo;
  • Identificar produtos turísticos direcionados para o mercado inclusivo e global;
  • Aprofundar conhecimentos técnicos relacionados com a gastronomia e vinhos de outro país;
  • Reforçar o relacionamento interpessoal e as atitudes dos profissionais de atendimento em turismo;
  • Fomentar as relações pessoais num ambiente intercultural;
  • Promover a cidadania europeia;
  • Contactar com a realidade e língua do país onde alunos deste curso irão realizar uma parte da sua Formação em Contexto de Trabalho, no âmbito do ERASMUS+.