Escola Secundária Martinho Árias: recolha de lixo

Foi no âmbito do projeto Rangers of Change (ROC), do programa Erasmus+, que teve lugar uma atividade de coleta de resíduos que ocorreu no dia 14 de fevereiro, no local que abrange todo o espaço que envolve a Escola Secundária Martinho Árias, em Soure. Esta iniciativa faz parte do projeto ROC e teve a colaboração de todas as turmas do 8º ano. Foram encontrados e recolhidos plásticos, papéis e todo o tipo de lixo.
Esta atividade foi organizada com o objetivo de diminuir a poluição de resíduos nestas áreas e de sensibilizar os alunos quanto à quantidade de lixo que podemos acumular, apenas por atirar ao chão uma embalagem plástica. O lixo recolhido acabou por juntar uma quantidade impressionante e aterrorizadora de aproximadamente 20 sacos de resíduos.
As consequências desta enorme quantidade de lixo não são apenas a diminuição da beleza em torno da escola e dos supermercados, mas também a contaminação do solo, o mau cheiro por causa do lixo em decomposição, o aumento de enchentes pelo entupimento de sarjetas, etc. Estes resíduos podem demorar de alguns meses até centenas de anos para serem totalmente decompostos no ecossistema. Por isso, embora os resíduos possam não estar depositados nas nossas imediações, estes continuam a causar estragos no ambiente.
Por estas razões, temos de atuar agora! Esta poluição está a destruir o nosso planeta e em muito pouco tempo iremos chegar a um ponto em que não temos mais como salvá-lo. Existem vários comportamentos que podemos assumir e várias ações que conseguimos fazer para ajudar a resolver este problema tão nítido e ter um lar sustentável. Alguns exemplos são: evitar embalagens de plástico; levar os nossos próprios sacos para os supermercados e optar por sacos de papel; reciclar e ter a consciência de que atos como mandar o lixo para o chão têm obviamente consequências mais tarde. Devemos também pensar que não é só desta vez que vamos cometer ações erradas. Não vai provavelmente acontecer novamente se as pessoas mudarem a sua mentalidade.
Em atividades deste género, sensibilizamos as pessoas para a quantidade de lixo que produzimos, para assim alterar comportamentos altamente prejudiciais.

Martim O. & Isabelly D.

Carolina O