Semana da Alimentação

No âmbito das comemorações da semana da Alimentação o Centro Escolar de Samuel proporcionou e desenvolveu várias iniciativas e atividades.
Foi preparado o terreno da nossa horta biológica e em trabalho colaborativo com a professora da AEC de “crescer a Brincar”, plantámos e semeámos produtos hortícolas da época, como couves, nabos, chuchus, espinafres e várias ervas aromáticas. Ao limpar o terreno e como nada se pode desperdiçar, as nossas crianças apanharam os espinafres que ainda resistiam no espaço do ano anterior e com os quais a professora de “Crescer a Brincar” aproveitou para fazer com os alunos uma receita saudável do bolo de espinafres.
Dedicámos também uma manhã à criatividade. Dividimos as crianças por grupos/turmas para participarem em ateliers de fruta e legumes divertidos; a imaginação das nossas crianças superou as nossas expectativas. No final lancharam as suas maravilhosas “Obras de arte”.
Ao longo de toda a semana, foi evidente a interdisciplinaridade nas diferentes áreas curriculares. Contámos histórias, explorámos com os alunos a roda dos alimentos e a pirâmide alimentar e foram realizados vários trabalhos que se encontram expostos na escola e que espelham muito bem a dedicação de todos.
Similarmente, trabalhámos e dialogámos com os nossos alunos sobre alguns produtos da região como o azeite e o arroz. Sobre o azeite, e partindo do livro do PNL “ O ciclo do azeite” explicámos que é uma gordura mais saudável, que faz parte da dieta mediterrânica e que é nesta altura do ano que se apanha este fruto. Os alunos partilharam algumas histórias da família que cultivam a azeitona.
Para aludir ao arroz, produto rico da região, foi confeccionada pela nossa coordenadora, professora Alda Batista, uma sobremesa tradicional e típica, o “Arroz doce”, com arroz de um produtor local. Estava divinal e as nossas crianças adoraram!
Realizámos também uma visita ao Núcleo museológico do sal em Lavos, participando no projeto, à descoberta do “Ouro Branco” onde as crianças tiveram a oportunidade de conhecerem a história do sal e os métodos de trabalho usados nesta actividade, respeitando a natureza desta preciosa substância branca. Para além disso, puderam apreciar também toda a
bela paisagem envolvente e as inúmeras aves migratórias, vindas do sul ou do norte da Europa, como flamingos, garças, patos etc. Não houve a possibilidade de realizar o percurso pedestre pelas salinas, devido ao mau tempo, ficando previsto realizar para o mês de abril.
Estava também planeada uma sessão de sensibilização online sobre o tema do “desperdício alimentar”, dinamizada por uma técnica de saúde ambiental, mas devido a alguns imprevistos não se concretizou, ficando, para já, adiada.
Foi uma semana muito intensa, mas acima de tudo muito divertida e motivadora para a nossa população escolar.
Centro Escolar de Samuel