Palavras no ar

E se as palavras voassem?
Foi o que aconteceu na turma do 3.º E, da Escola Básica de Soure, no dia 24 de outubro, na atividade Apanha-Palavras NO AR – Rádio de Bolso.
O PNL2027 convidou os agrupamentos que têm integrado o projeto “Já Sei Ler”, de forma continuada e que se encontram envolvidos em atividades de leitura orientada, a participarem nesta experiência de ler e dar a ler.
Durante a ação de formação, com humor, as formadoras Ana Isabel Gonçalves e Paula Pina, contadoras e animadoras profissionais, encantaram com jogos criativos de técnicas de leitura, gerando motivação nos nossos pequenos leitores, que têm sido tão incentivados para a leitura em voz alta, quer em ambiente de sala de aula, quer em sessões na Biblioteca Escolar, orientadas pela Professora Bibliotecária, Ângela Varela.
Os alunos mostraram um grande entusiasmo, aderindo plenamente aos truques apresentados para lerem melhor e aos jogos criativos. Esta ação culminou com a gravação de textos, num estúdio montado na Biblioteca, onde os alunos contactaram diretamente com material profissional de Rádio, revelando um grande à-vontade na gravação de textos.
Esta ação teve como objetivo promover o desenvolvimento da compreensão, da fluência de leitura e da leitura expressiva em voz alta, através do recurso ao podcast e registo vodcast.

Como escreveu Manuel António Pina, “as melhores coisas são feitas no ar”, não são?

Olimpia Coutinho
Ana Cotovio