Semana da Alimentação

Neste mês de outubro, recheado de efemérides, a turma Al.A 1.º e 4.º ano, propôs-se a trabalhar a Alimentação Saudável, dedicando assim a semana de 10 a 14 de outubro a este tema. Tratando-se também do mês das bibliotecas escolares, foram exploradas várias obras literárias alusivas ao tema, terminando com a presença da bibliotecária Áurea da CMS, com a entrega dos Baús itinerantes. Durante a semana foram confeccionados doces de vários frutos da época e marmelada, com a respetiva degustação. Os alunos foram cientistas por um dia, trabalhando a cromatografia de pigmentos fotossintéticos, onde descobriram que também é possível extrair pigmentos dos alimentos. Foram realizados vários trabalhos de expressão artística (recorte, colagem e origamis de frutos e legumes) para decoração das janelas da sala de aula. Foram feitos os registos dos lanches saudáveis e a semana terminou com a realização de uma Feirinha da Alimentação, realizada no Jardim da Praça da Freguesia de Alfarelos, com bastante sucesso que se deveu em grande parte à excelente colaboração dos encarregados de educação e da junta de freguesia de Alfarelos, que só me resta agradecer e deixar o desafio para outros projetos futuros.
Citando a nossa ilustre Diretora: Aprender é uma festa: A festa do ser e do saber… em rede! e eu acrescento: Juntos, a festa é mais divertida e enriquecedora!
Profª Ana Cecília Figueira