ColoquiÁrias sob o tema “A Escola no século XXI – parte 1”?

A ColoquiÁrias tem por objetivo a organização e dinamização de iniciativas, onde se incluem palestras e debates, no âmbito de temas da atualidade que se revestem de interesse a toda a comunidade educativa. Decorrem no auditório da Escola Básica e Secundária Martinho Árias, com uma periocidade bimestral, e contam com a prestimosa colaboração de investigadores e oradores de várias áreas do saber. Assume, assim, uma dupla função de carácter cultural e formativo.

Sob o tema “A escola no século XXI”, no dia 14 de outubro, tivemos o privilégio de conversar com o doutor Anselmo Borges que abordou a questão da “Neotenia e a dignidade humana”. A Neotenia é uma marca distintiva dos seres humanos. Nascemos seres inacabados, o que nos dá a possibilidade de aprender e de evoluir, de nos fazermos na experiência com os outros e com o mundo. Neste processo, a escola tem um papel primordial e tem a responsabilidade de transmitir valores e de formar seres pensantes.

Muito obrigado doutor Anselmo Borges, pelos ensinamentos e pelos momentos de reflexão e partilha despretensiosa, mas extremamente enriquecedora!