Sessão sobre Mitologia

Nos dias 18, 24 e 25 de março, a presidente da Associação de Professores de Latim e Grego, Drª. Célia Mafalda Oliveira, deslocou-se à nossa escola, mais especificamente a turmas dos 9º, 10º e 12º anos, a fim de dinamizar sessões temáticas sobre “A Mitologia n’Os Lusíadas” e “O Latim no quotidiano”, respetivamente.
O tema da primeira sessão enquadra-se nos conteúdos programáticos de 9º e 10º anos, pelo que se revelou bastante interessante e oportuno. A docente abordou a influência e referência às mitologias grega e latina na epopeia camoniana, lembrando os alunos de figuras mitológicas que se destacaram na obra de Camões, como Júpiter, Vénus, o “sábio grego e o troiano” (Ulisses e Eneias, respetivamente)…
Nas sessões do 12º ano, subordinadas ao tema “O Latim no quotidiano”, analisaram–se algumas influências latinas na nossa língua, esclareceram-se o significado de expressões como ipsis verbis, sine qua non, et cetera, quorum.; marcas de produtos como Vitalis, Ceres, etc.. Assim, as sessões revelaram-se bastante profícuas, tendo os alunos manifestado interesse e curiosidade sobre os exemplos abordados.