Semana de Educação e Formação

O Agrupamento de Escolas Martinho Árias-Soure realizou de 4 a 8 de abril de 2022, a “Semana de Educação e Formação”. Constituiu objetivo fundamental do programa elaborado para esta semana, a promoção de atitudes de procura e tratamento de informação de natureza escolar e profissional, para que os alunos jovens e adultos se pudessem situar perante as oportunidades disponíveis, tanto no domínio dos estudos e formações, como no das atividades profissionais. Tendo em conta os objetivos definidos, foram convidadas diversas escolas de ensino superior, instituições com oferta formativa pós-secundária, empresários e profissionais de diversas áreas. A semana decorreu em estilo de “feira de formações”, com exposições temáticas, demostrações temáticas, webinars e palestras. Estiveram presentes a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro, o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria, a Força Aérea, o Exército, a GNR, os Bombeiros e o IEFP. Foram realizados vários Workshops: “Prova comentada de vinhos com o enólogo”, “Showcooking com o chefe José Domingues”, Workshop de Design com os móveis Tralhão”, “Showcooking com o chefe João Félix”, “A evolução dos cocktails clássicos com o bartender Miguel Mendes”. Foram realizadas sessões de informação escolar e profissional: Ensino Superior Universitário, Ensino Superior Politécnico, Voluntariado nos Bombeiros, Carreira no Exército Português, Carreira na Força Aérea, Programa Erasmus+, Formação Profissional/Estágios profissionais/Técnicas de Procura de Emprego. Realizaram-se ainda outras atividades para os formandos da Formação de adultos, nomeadamente, sessões de júri de certificação de competências, sessão de entrega de diplomas EFA e RVCC e reuniões online de Escolas EFA e Qualifica da região de Coimbra. Foram ainda convidados empresários da região para participarem numa “tertúlia de empresários” e os pais para conhecerem os cursos em funcionamento e respetivas instalações.