Os Bookpackers em Itália

O projeto Bookpackers Around Europe, do programa ERASMUS+, entre os dias 21 e 25 de março, participou numa mobilidade a Itália, onde se encontrou com os diversos parceiros desta iniciativa, criada em torno de um Clube de Leitura internacional.
Iniciámos a nossa viagem na madrugada do dia 20 de março, rumo ao aeroporto de Lisboa e à chegada, fomos acolhidos de uma forma calorosa pelos colegas turcos, com os quais jantámos.
No 1° dia, conhecemos os restantes alunos, espanhóis e polacos, e, juntamente com eles, fomos recebidos pelo grupo italiano no Liceo Tousheck. Seguimos numa caminhada pelas ruas da localidade de Grottaferrata e visitámos a sua abadia. Na parte da tarde, andámos por Frascati, outra bela localidade italiana! De regresso ao hotel, partilhámos o jantar e divertimo-nos com vários jogos (cartas, aldeia adormece, etc) antes de descansar.
No 2° dia, seguimos para Roma, onde visitámos a Biblioteca Angélica, a mais antiga da Europa, o Panteão, a célebre Fontana di Trevi e descobrimos alguns aspetos da Roma Barroca. Almoçámos no Ghetto Romano, um bairro repleto de restaurantes judaicos que servem comida típica. Após o almoço, visitámos o Complexo Vitoriano e também o Monte Capitolino. Para jantar, a ementa era sempre variada, rica em vegetais e massa!
No dia seguinte, acordámos um pouco mais cedo a fim de visitarmos Florença, para uma aventura completamente diferente! Tivemos a oportunidade de descobrir um dos museus mais conhecidos do mundo, a Galeria Uffizi, onde pudemos observar inúmeras obras mundialmente conhecidas tais como, “O Nascimento de Vénus” e “A Primavera”, ambos da autoria de Botticelli. Admirámos também algumas artes de Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo, Caravaggio e Giotto, entre outros. Almoçámos no Mercado São Lorenzo, onde havia uma variedade de restaurantes e cafés. Posteriormente, caminhámos livremente pela Piazza della Signoria, local central da obra A Room with a View de E.M. Forster, pretexto da nossa viagem.
No 4° dia, assistimos a uma pequena palestra para nos ajudar na preparação de apresentações e debates futuros. Realizámos também uma atividade “Bookcrossing”, que consistiu na troca de livros entre os alunos e professores. Após o almoço, regressámos a Frascati, onde pudemos conhecer algumas Villas Romano-latinas e uma esbelta mansão.

No último dia de atividades, na escola italiana, participámos num debate sobre a obra “A Room With A View”, lida por todos, e partilhámos opiniões sobre as personagens, o ambiente descrito e temáticas abordadas. De seguida, cada grupo apresentou alguns trabalhos sobre figuras importantes do seu país. O resto do dia foi passado no Coliseu e Fórum Romanos. O jantar de despedida foi celebrado no hotel, juntamente com os alunos italianos, onde houve uma noite de pizza e muita alegria.
O dia de regresso foi repleto de várias emoções. Apesar de ter sido uma semana exaustiva, com alguns contratempos, foi também uma semana de aprendizagem e diversão, onde pudemos usufruir de experiências únicas e fazer amizades para a vida.

Na nossa opinião, a viagem correu bem e esperamos que possamos, no futuro, reencontrarmo-nos com alguns dos amigos que levamos deste projeto! Gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos, especialmente à professora coordenadora do projeto Bookpackers do programa ERASMUS+, Alexandra Duarte, e à professora acompanhante, Anita Duarte.

Alexandra F, Diana G, Diogo N, José C, Martim C e Vitória S