Projeto Bookpackers – leituras campestres

No âmbito do Projeto Europeu de leitura “Bookpackers around Europe: inspiring journeys through past and present cultures”, do programa ERASMUS+, os alunos participantes reuniram-se no parque da Várzea, com o propósito de proceder à leitura e respetiva gravação, sob a supervisão da docente de Inglês, Alexandra Duarte, mentora do projeto, acompanhada pela diretora de turma do 9ºD, Fernanda Ladeira.
Num cenário bucólico, os discentes, sentados em círculo em mantas de piquenique, à sombra de uma frondosa árvore, foram lendo excertos da obra literária da escritora polaca, de origem judia, Roma Ligocka, “The Girl in The Red Coat”, inspirada na personagem feminina de casaco vermelho, do célebre filme “A lista de Schindler”. Esta abordagem de leitura em plena natureza tem um impacto bem diferente do habitual, em sala de aula, já pelo espaço envolvente, já pela sua singularidade. Neste ambiente natural, os alunos pareciam mais embrenhados nos excertos textuais.
As leituras foram gravadas, não apenas para mais tarde recordar, mas com o intuito de serem partilhadas pelos parceiros europeus do supracitado projeto.