A bem da nossa saúde, não podemos baixar a guarda!

Visando a continuação de uma retoma segura das atividades educativas e letivas presenciais, e tendo especialmente em conta o grau de risco do concelho de Soure, lembramos a necessidade de manter a adoção de medidas de prevenção diária e de contenção da Covid-19, em todos os estabelecimentos escolares do Agrupamento, designadamente,

• À entrada do estabelecimento de ensino,
    • Medição da temperatura aos elementos da comunidade educativa, aleatoriamente;
    • Desinfeção das mãos.
  • Limpeza e desinfeção das superfícies dos diferentes espaços, de acordo com o estabelecido no Plano de Contingência do Agrupamento.

Recorda-se que é dever de todos:

• Utilizar máscaras no interior da escola (dentro e fora da sala de aula) e no percurso casa-escola-casa (especialmente quando utilizados transportes públicos), a partir do 2º ciclo do ensino básico.
  • Evitar tocar na parte da frente da máscara.
  • Ao entrar na escola e no jardim-de-infância, deve desinfetar as mãos com uma solução antisséptica de base alcoólica (SABA).
  • Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante, pelo menos, 20 segundos.
  • Reforçar a lavagem das mãos antes e após as refeições, antes e após as aulas, antes e após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas.
  • Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar, deitá-los num caixote do lixo depois de utilizados e lavar as mãos, com água e sabão, de seguida.
  • Tossir ou espirrar para a zona interior do braço, com o cotovelo fletido, e nunca para as mãos.
  • Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca.
  • Manter o distanciamento físico, dentro e fora do espaço escolar.
  • Evitar tocar em bens comuns e em superfícies como corrimãos, maçanetas e interruptores.

A prevenção (de cada um e de todos!) é a nossa proteção.

Luísa Pereirinha

(Diretora do Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Soure)