12 de abril – Dia Nacional do Ar

O Dia Nacional do Ar, comemorado a 12 de abril, tem como objetivos, salientar a importância da qualidade do ar e sensibilizar a população para a necessidade de conhecer e atuar com vista à proteção e melhoria deste recurso indispensável à vida.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição do ar é o maior problema ambiental que afeta a saúde humana e na Europa mata, por ano, dez vezes mais do que os acidentes de viação.

Apesar de se terem registado melhorias significativas nas últimas décadas, em Portugal persistem alguns problemas de qualidade do ar, principalmente nos grandes aglomerados urbanos. A nível nacional a poluição do ar causa cerca de 6 mil mortes/ano, agrava problemas de saúde, sobretudo em grupos mais vulneráveis, e é responsável pela perda de dias de trabalho, agravando os custos da saúde e contribuindo para perdas económicas.
Fonte: https://qualar.apambiente.pt/news/3/dia-nacional-do-ar

Durante os recentes períodos de confinamento, para controlar a pandemia de COVID-19, verificou-se uma melhoria da qualidade do ar, sobretudo nas zonas urbanas, devido, nomeadamente, à redução significativa do tráfego rodoviário.
Estas evidências devem fazer-nos refletir em opções de mobilidade mais sustentáveis a que temos acesso e repensar as escolhas que fazemos, tendo em conta as opções disponíveis.

Hoje é um bom dia para começar a fazer esta reflexão e para optar por formas de mobilidade mais sustentáveis, sempre que possível! Que vos parece?