65º aniversário da adesão de Portugal à ONU

O Agrupamento de Escolas Martinho Árias, de Soure, selecionado pela Direção-Geral da Educação como escola anfitriã, realizou no dia 14 de dezembro uma cerimónia de apresentação da Sala dos retratos, no âmbito do 65º aniversário da adesão de Portugal à ONU: “Conhecer, respeitar e celebrar os direitos humanos”, apresentada via streaming.
Esta efeméride, que contou com a participação do Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação, da Sra. Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e do Sr. Presidente de Câmara de Soure, pretende destacar o inigualável trabalho das Nações Unidas em prol dos direitos humanos, da paz e da educação pela voz dos nossos alunos.
Esta iniciativa foi, ainda, uma oportunidade de divulgação de trabalhos realizados por diferentes anos e turmas, no âmbito da estratégia de educação e cidadania do Agrupamento, em articulação entre várias áreas disciplinares. São eles: a Árvore dos Desejos (feita nas oficinas dos cursos profissionais); Manta dos Direitos Humanos e gaivotas (feita por alunos do 7º ano); cartazes “Cortar a direito” (feitos por alunos do 9º ano); pachtwork dos Direitos Humanos (feito por alunos do 9º ano); apresentação de breve historial da ONU (feito por alunos dos 10º e 12º anos).
Foram também apresentados trabalhos da Escola Profissional de Moura e do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves.
O entusiasmo dos alunos e o profissionalismo dos docentes e não docentes envolvidos fizerem brilhar este momento, projetando o Agrupamento como palco destas comemorações. Para tal, muito contribuiu a autarquia de Soure, sempre recetiva a desenvolver parcerias em conjunto com o Agrupamento.
Um especial agradecimento às docentes Ana Paula Henriques e Margarida Carrington. E também aos docentes Cristina Amado; M. José Malo; João Rovira; Matilde Azenha; Amélia Galha; Elisabete Vitória; Luís França; Márcio Madeira e aos docentes de cidadania e desenvolvimento e diretores de turma do secundário.
Agradecimentos também ao pessoal não docente, em especial a Carlos Pinho, pela sua infatigável presença, e a Emília Rosa, pelo seu gosto e arte no arranjo floral.
Por último, aos alunos, sem os quais esta celebração não faria qualquer sentido: os apresentadores João Pimentel e Carolina Mendes que orientaram toda a sessão; os que expuseram a história da ONU, Pedro Mendes, Mariana Almeida e Carolina Carraca, e os apresentadores das várias exposições, Miguel Caetano, M. João Simões, Leonor Vaz, Inês Sequeira, Duarte Simões, David Esteves, Carolina Baptista, Bruna Marouvo, e todos os que participaram nos ensaios de apresentação e na elaboração dos trabalhos.

charset=Ascii