À descoberta do património coimbrão…

De bloco de nota na mão e/ou de livrinho de questões alusivas à riqueza cultural e patrimonial da Alta e Baixa de Coimbra, os nossos “exploradores” do 7º ano D foram percorrendo as ruas da cidade, parando em cada uma das 10 “estações”, onde os alunos, em pares, encarnaram o papel de “guias turísticos por um dia”, transmitindo os conhecimentos que recolheram durante os seus trabalhos de pesquisa. Estes ensinamentos e a observação atenta à envolvência de cada ponto cultural do roteiro eram imprescindíveis para responderem, a pari passu, às questões solicitadas. Contudo, a avidez em completar correta e rapidamente o questionário do peddy-paper levou os alunos de cada equipa a interpelar transeuntes, comerciantes e até rececionistas, que foram satisfazendo as curiosidades, sempre que tal lhes era possível, colaborando assim para o desafio cultural lançado aos nossos “exploradores” na Praça D. Dinis, situada na colina mais alta da cidade.
Ao longo desta atividade, inserida no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular da turma, os alunos envolveram-se com interesse e entusiasmo na descoberta do património cultural, aprendendo in loco e de forma autónoma as referências históricas da cidade.