Sessão “Abril vai à escola”

A 30 de abril, pelas 10 horas, teve lugar no auditório da escola sede do Agrupamento de Escolas Martinho Árias, uma sessão “Abril vai à escola”, dinamizada pela Dr.ª Manuela Cruzeiro, investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Nessa sessão tivemos oportunidade de refletir sobre a importância da Liberdade conquistada a 25 abril, há 40 anos, assim como sobre os três grandes objetivos do Movimento das Forças Armadas – Democratizar, Descolonizar, Desenvolver – e o seu grau de concretização hoje, ficando a convicção de que tal como diz a canção de Sérgio Godinho “ (…) Só há liberdade a sério quando houver a paz, o pão, habitação, saúde, educação ” (…).
Agradecemos ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Soure, às senhoras vereadoras Dr.ª Manuela Santos e Dr.ª Nádia Gouveia, assim como ao engenheiro João Ramos Pereira, diretor do agrupamento, que nos honraram com a sua presença.
Agradecemos a colaboração do coro da Universidade Sénior do Agrupamento dirigido pelo Sr. Sousa, e que contou com a participação dos senhores Nuno Abreu e José Manuel Lucas. Cantaram e encantaram com “Milho Verde”, “Os Vampiros” e “Grândola Vila Morena”.
O nosso muito obrigado vai também para a equipa da biblioteca escolar, para os docentes do grupo de História, todos os docentes presentes na sessão e principalmente aos alunos envolvidos pela participação empenhada na leitura de poemas, leitura de ideias chave relativas aos “3 D” e pela reportagem multimédia sob orientação do professor Luís Caetano.

A Coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas.
Olga Panão