Auditorias ambientais

As auditorias ambientais às escolas são uma norma do Programa eco-escolas . Dando cumprimento a essa norma realizámos a Auditoria Ambiental à escola em dois momentos: no 1º período, servindo nessa altura de diagnóstico, para poder ser delineado o programa de acção; em Junho, tendo nessa altura o objectivo de avaliar os progressos da escola, isto é, se as actividades do plano de acção trouxeram melhorias às práticas ambientais da escola e da comunidade escolar. Os resultados da auditoria ambiental foram obtidos a partir dos resultados das questões de observação que existem em cada tema da auditoria, trabalho que foi realizado por grupos de alunos supervisionado pela Coordenadora Eco-escolas
As auditorias foram completadas com os resultados dos inquéritos realizados com a colaboração dos directores de turma em cada turma, pelo sistema de contagem de braços no ar, para evitar gastar papel. Responderam ao inquérito quase todas as turmas, havendo, no entanto, erros na interpretação das questões que nos levaram a utilizar as respostas de apenas 485 alunos dum universo de 600. Em Junho foram repetidas novamente as auditorias, mas não o questionário visto que algumas turmas, por terem exames, já tinham acabado as aulas.

Conclusões a retirar dos questionários e das auditorias:

• Grande parte dos alunos tem consciência de que é preciso preservar o meio ambiente, embora a sua acção diária nem sempre seja coincidente com esta necessidade.
  • Continua a haver um grande número de alunos a usar o carro como meio de transporte para a escola e gastos de energia eléctrica desnecessários, mas verifica-se uma melhoria na área da reutilização e reciclagem.
  • Nota-se a dificuldade em assimilar e pôr em prática alguns conceitos básicos importantes para a redução da pegada ecológica de cada um.
  • É de realçar que houve melhorias nas práticas da escola ao longo do ano em todas as áreas avaliadas pela auditoria, excepto nos itens relativos ao ruído, em que não houve alterações, e à biodiversidade, em que piorou ligeiramente.