Peça de Teatro “Frei Luís de Sousa”

Os alunos do décimo primeiro ano, turmas A, B e C, da Escola 3/S Martinho Árias de Soure, deslocaram-se ao Auditório de Espinho, no passado dia 16 de fevereiro, a fim de assistirem à representação da peça de teatro “Frei Luís de Sousa” de Almeida Garrett.

Este espetáculo teatral corresponde à encenação de um texto dramático que é objeto de estudo nas aulas de Português, pelo que, deste modo, os alunos puderam contactar com uma obra que, segundo Eugénio Lisboa, trata um tema de “lancinante relevância do homem que vai para longe – por motivos de aventura, de guerra, de emigração ou seja por que razão for – e é dado como desaparecido ou morto, regressando, depois, para descobrir que já não tem família ou que a sua família já não é sua, por se ter, entretanto, reconstituído – é um tema eminentemente em vigor.”.

Os alunos puderam também constatar, através de uma experiência pessoal, a diversidade de elementos utilizados na transformação de um texto dramático em espetáculo, apresentado ao público, em palco. Esta manifestação cultural contou com a encenação de João Nuno Esteves, conceção musical de José Manuel Almeida e representação dos atores João Nuno Esteves, Vera Silva, Fernando Dinis e Sandra Balcinha, da Casa dos Afectos.

Cristina Morais e Gracinda Henriques