Rosas, manhosas ou poderosas? As figuras femininas no imaginário de Camões

No âmbito das Comemorações dos 500 anos do Nascimento de Camões as turmas do 10º ano de escolaridade participaram no webinareducativo Rosas, manhosas ou poderosas? As figuras femininas no imaginário de Camões”, orientado pela doutora Filipa Araújo, docente da FLUC.

Ao longo da sessão a investigadora questionou a visão tradicional da mulher como apenas um objeto passivo, destacando a sua complexidade e poder tanto na lírica como nos Lusíadas.

Foi uma oportunidade para explorar como deusas, ninfas e figuras históricas exercem influência e autonomia na obra de Luís de Camões, superando os estereótipos de fragilidade da época renascentista. Através de edições ilustradas, a palestrante demonstrou que o universo camoniano é povoado por mulheres multifacetadas, que vão desde musas inspiradoras a entidades com desejos e vontades próprias. O webinar ajudou professores e alunos a revisitarem o texto clássico sob uma perspetiva moderna e pluralista. Por fim, reforçou-se a importância de interpretar o poeta, não apenas como um herói histórico, mas como um autor que captou a profundidade da experiência humana feminina.

A sessão enquadra-se nos conteúdos da disciplina de Português do 10º ano, no domínio da Educação Literária, Camões lírico e épico.