Se pudesses imaginar a tua escola no futuro, como seria?
O novo tema anual do eTwinning, “Escolas preparadas para o futuro”, convida-nos a refletir sobre o que significa preparar as nossas escolas para o amanhã e queremos conhecer as tuas ideias!
Participa no nosso concurso de cartazes e mostra-nos o que significa estar preparado para o futuro na tua escola!
Quer se trate da visão pessoal de um aluno ou de uma ideia criativa desenvolvida por toda a turma, o teu cartaz pode ajudar a dar vida ao futuro da educação!
O concurso está aberto a todos os níveis de ensino e às escolas registadas no #eTwinning.
Descobre agora mais informações sobre como participar:
Prazo para envio: 1 de março de 2027
O que é preciso fazer? Crie um cartaz que reflita o que significa estar preparado para o futuro na nossa comunidade escolar. Os alunos devem desempenhar um papel central no processo criativo, com o cartaz final refletindo suas vozes, perspetivas, imaginação e compreensão de como as escolas podem preparar-se para o futuro.
O cartaz pode apresentar uma visão, ideia, esperança, desafio ou mensagem sobre como as escolas podem preparar alunos, professores e toda a comunidade escolar para o futuro.
Os cartazes devem refletir sobre uma ou mais das seguintes ideias:
– como a comunidade escolar (professores, direção, pais…) pode trabalhar em conjunto em torno de uma visão compartilhada para o futuro;
– como os alunos podem construir bases sólidas e competências para o futuro, incluindo alfabetização, matemática, alfabetização digital e em IA, aprendizagem socioemocional e cidadania;
– como as escolas podem criar culturas inclusivas, seguras e acolhedoras, onde haja sentido de pertença;
– como os alunos podem ter uma voz mais ativa na definição da aprendizagem e da vida escolar;
– como as escolas podem se tornar mais resilientes e preparadas para mudanças ou interrupções.
Os alunos não precisam de abordar todos esses temas podendo escolher a mensagem que for mais importante para eles.
As escolas podem submeter mais de um cartaz em cada categoria, correspondente ao seu nível de ensino:
-até 6 anos
-7 a 11 anos
-12 a 15 anos
-16 a 19 anos
Formato do cartaz
Os cartazes podem ser criados em papel (manualmente) e posteriormente fotografados ou digitalizados, ou digitalmente.
Todos os cartzes devem ser enviados como arquivo de imagem. Vídeos não serão aceites.
Outros requisitos técnicos são fornecidos na seção correspondente do formulário.
Quem pode participar?
O concurso está aberto a professores e escolas registadas no eTwinning.
Os cartazes podem ser criados por alunos individualmente, turmas inteiras, pequenos grupos de alunos ou por toda a comunidade escolar trabalhando em conjunto.
Nota: um professor ou escola pode enviar mais de uma inscrição em cada categoria, desde que cada inscrição seja um trabalho original e independente.
Informação importante: Uso de inteligência artificial (IA) no design do cartaz
As escolas são desencorajadas a usar ferramentas de IA para gerar ou criar o próprio cartaz. O concurso tem como objetivo destacar as ideias, escolhas visuais e expressão criativa dos alunos.
Cartazes criados inteiramente com ferramentas de IA serão desclassificados do concurso.
Como submeter um cartaz?
É necessário o professor estar registado na plataforma como eTwinner para poder submeter o cartaz dos alunos.
(Informação retirada de https://school-education.ec.europa.eu/en/discover/news/poster-competition-imagine-school-tomorrow?pk_campaign=etw_sep2026_css )
Vamos a isso?
Contactem as professoras eTwinners do AEMAS para a submissão dos vossos fantásticos contributos!
