Comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Pela primeira vez, no nosso Agrupamento, comemorou-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa, no dia 6 de maio, com duas turmas de 6º ano: o 6ºD e uma turma do 6º ano do Centro de Aprendizagem e Formação Escolar de Liquiçá, de Timor-Leste.
Durante duas horas, transcendendo fronteiras e mares, partilhámos cultura, músicas e poemas de literatura portuguesa. Através de uma videoconferência, os nossos colegas timorenses fizeram a sua apresentação, destacando as suas rotinas: levantam-se cedo, têm de ajudar nas tarefas domésticas – lavando, arrumando ou cozinhando – um apoio necessário já que as famílias são numerosas; depois, vão à escola, usando obrigatoriamente uma farda branca. A escola tem poucos materiais: os livros são escassos e o estudo faz-se com recurso aos apontamentos do caderno diário. Diferenças à parte, apresentaram atividades preparadas com a ajuda da professora Teresa Figueiredo: declamaram poemas, cantaram canções, algumas na língua oficial e outra em Tétum, a língua co-oficial do seu país.
Nós também nos apresentámos, mostrando-lhes a nossa rotina, bem diferente da deles. A atividade continuou: declamámos poemas de Manuel Alegre e Miguel Torga e cantámos o Rap “Sorri, canta, salta”, que fez sucesso, celebrando também outra data importante, o cinquentenário do 25 de abril.
Percebemos que a língua é a nossa maior riqueza, um tesouro que foi partilhado e que uniu duas turmas, apesar da distância.
Esta atividade, proposta pela Biblioteca Escolar, resultou do trabalho colaborativo entre as disciplinas de Português, Educação Musical, Educação Visual e Apoio ao Estudo.
O trabalho, o esforço e a perseverança venceram. Este trabalho vai ter, certamente, continuidade!

A turma do 6ºD