ESMA em Terras Gaulesas

Entre os dias 23 e 27 de abril, iniciou-se mais uma aventura para os alunos do 9.º ano de Francês. Acompanhados por três professoras, tiveram a oportunidade de conhecer o património da Cidade Luz (Paris), a sua língua, cultura e civilização. Ao longo dos percursos efetuados na capital francesa, a guia turística transmitiu informações sobre os lugares e monumentos icónicos da cidade, complementando com detalhes de natureza histórica e cultural. Procurou também interagir junto dos alunos, no sentido de os envolver no ambiente parisiense.

A Place de l’Étoile marcou o começo da visita, com a observação do túmulo do soldado desconhecido, situado sob o Arc de Triomphe, símbolo das vitórias militares do imperador Napoléon Bonaparte e dos herois de guerra ali homenageados. Aqui, os alunos tomaram também consciência do envolvimento de Portugal nas batalhas. De seguida, caminharam pelos Champs Elysées ao longo dos quaisapreciaram as lojas de marcas famosas. Nesse dia, visitaram o Château de Versailles com os seus sumptuosos aposentos e subiram a Tour Eiffel, de onde contemplaram a cidade iluminada. No museu do Louvre, admiraram obras de arte de várias épocas, tendo o quadro da Monalisa merecido um entusiasmo particular. Em Montmartre, conheceram a famosa Basilique du Sacré Coeur e a praça dos pintores (Place du Tertre). O terraço das Galeries Lafayette ofereceu uma panorâmica diurna da cidade onde foi possível avistar a conhecida Opéra Garnier. O passeio em bateaux mouche pelo rio Seine sublimou o fim do terceiro dia.

As maiores aventuras aconteceram nos parques temáticos da Eurodisney e do Futuroscope (Poitiers).

A título de balanço, apraz referir o entusiasmo manifestado pelos alunos no percurso de cada etapa, bem como o enriquecimento proporcionado nesta imersão linguística e cultural.

A todos os que proporcionaram a viagem de estudo, pais / encarregados de educação, Câmara Municipal de Soure e Juntas de Freguesia envolvidas, o nosso maior agradecimento.

As professoras: Ana Paula Gaspar, Fernanda Ladeira e Hortense Sousa