Viver ABRIL na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa

Sessão de esclarecimento/debate com o deputado Pedro Coimbra

12 de dezembro de 2023, 9:00 (ou um pouco antes)… Os alunos chegaram ao auditório da escola sede quase a par com os professores e assistentes operacionais, que cuidadosamente preparavam a sala. Curiosos, motivados e empenhados em representar o melhor possível as suas turmas, pediram para entrar. Em breve teríamos uma sala bem composta, mas onde ainda se encontrou lugar para mais alguns interessados.
9:30, hora de começar a tão aguardada sessão. Feitas as apresentações, dando força às suas próprias palavras, o engenheiro Pedro Coimbra mostrou como “está deputado”. Desde o início, revelou uma grande facilidade no exercício da reflexão conjunta e do diálogo construtivo, proporcionando a todos um momento muito profícuo de cidadania. Os alunos – e professores! – participaram ativamente no debate, havendo a registar, na sua totalidade, intervenções contextualizadas e pertinentes.
No final, meia hora depois do previsto, era sentimento geral que o debate poderia continuar.
Os professores responsáveis pelos programas “Parlamento dos Jovens” e “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu” só podem fazer um balanço muito positivo da sessão e desejar que as fases que se irão cumprir em janeiro façam jus ao slogan “O Parlamento Europeu começa aqui!”.
As equipas dos programas “Parlamento dos Jovens” e “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu”