Projeto eTwinning “Construir un mundo mejor”

“Se quiser ir depressa, vá sozinho; se quiser ir longe, vá acompanhado”

Foi este o mote do projeto eTwinning “Construir un mundo mejor” que envolveu os alunos de Espanhol do 9ºE e 11ºB e C e agora chega ao fim. O espírito de partilha e de colaboração de alunos de várias escolas de Portugal, Espanha, França e Turquia permitiu a consciencialização para questões sociais, o seu crescimento como cidadãos ativos, o alerta para o respeito e tolerância e a sensibilização para a construção de um mundo melhor e mais instruído.

Para além de terem sido desenvolvidas competências específicas relativas ao domínio da escrita e da oralidade em língua espanhola, mediante a exploração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) números 3 – “Saúde e Bem-Estar”; 4 – “Educação de Qualidade” e 5- “Igualdade de género”, foram igualmente trabalhados conteúdos e temas inerentes a outras disciplinas, como TIC e PAC e feita a articulação com vários domínios abordados em Cidadania e Desenvolvimento. Desde o início, foram sendo cumpridas diversas etapas, em que os alunos das diferentes escolas tiveram um papel interventivo, desde a elaboração da sua apresentação individual, às propostas de logos para o projeto e votação online, dinamização de quizzes culturais interativos, pesquisa de informações sobre os 17 ODS e dinamização de atividades subjacentes à exploração, em particular, dos ODS 3, 4 e 5. Graças à uma efetiva colaboração e cooperação foram assim conseguidos vários produtos finais: a criação de cartazes solidários com vista à ajuda humanitária para com os povos da Turquia e Síria devido ao sismo ocorrido em fevereiro, a preparação de bandas desenhadas sobre o tema da igualdade de género e a dinamização de diversas iniciativas sociais subordinadas à temática da Saúde e Bem-Estar junto da geração mais idosa das diferentes comunidades internacionais envolvidas. Este projeto permitiu atingir competências comunicativas, interculturais e estratégicas expostas nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Espanhol, bem como as destrezas digitais e sociais referidas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

Desejamos que esta aventura eTwinning, desenvolvida em parceria com o projeto das turmas de 9º ano de Cidadania da nossa escola “Viver em Soure com saúde e bem-estar” e o CLDS 4G de Soure, tenha despertado os nossos jovens para a necessidade de olhar para os nossos idosos de forma mais consciente e solidária, e de valorizar todas as aprendizagens e valores que eles nos transmitem fazendo de nós melhores seres humanos e cidadãos.