Iguales en la diversidad

No âmbito da disciplina de Espanhol, os alunos do 8ºE participaram, ao longo do ano letivo, no projeto eTwinning “Iguales en la diversidad” em colaboração com outras escolas de Portugal, Espanha, França e República Checa, usando como língua de comunicação o espanhol.

As atividades colaborativas foram trabalhadas em equipas mistas internacionais e visaram englobar conteúdos da disciplina e respetivas aprendizagens essenciais, bem como atingir as competências expostas no currículo e no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

De forma criativa e colaborativa, foram explorados conteúdos culturais e aspetos civilizacionais e linguísticos recorrendo a ferramentas educativas inovadoras e variadas, para além de abordar temas essenciais da Cidadania e Desenvolvimento, como a interculturalidade. A interação e comunicação foi sendo efetiva através do intercâmbio de postais, a realização de videochamadas e de trabalhos colaborativos, permitindo sempre aos nossos alunos aprender de forma mais interativa, celebrar a diversidade linguística e cultural e respeitar o outro. Em todas as atividades desenvolvidas, desde a elaboração de uma apresentação individual; às propostas de logos para o projeto; da criação de uma revista online sobre pratos típicos dos diferentes países intervenientes à partilha de outras tradições e costumes, os alunos das diferentes escolas tiveram um papel interventivo e foram os autores a 100% do seu produto final.

Parabéns aos nossos alunos pela dedicação e empenho, aguardamos agora o resultado da candidatura do nosso projeto ao Selo Nacional de Qualidade.