Concurso Canguru Matemático e do Cálculo Mental

Os Alunos do 3º ciclo e secundário do Agrupamento de Escolas de Soure participaram no Concurso Canguru Matemático que se realizou no dia 30 de março, tendo contado com a participação de cerca de 90 alunos. Em Portugal a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.
O “Canguru Matemático” contribui para a popularização e promoção da matemática nos jovens. Pretende atrair o máximo número de alunos sem pretender selecioná-los a nível nacional, nem comparar os resultados com os diversos países.
Consiste numa única prova: não existe nenhuma seleção prévia nem existe uma prova final. Neste ano o Agrupamento de Escolas de Soure participou em três níveis, de acordo com as idades dos alunos: Benjamim (7º e 8º anos), Cadete (9º ano) e Júnior (secundário). A prova consiste num questionário de escolha múltipla de cerca de trinta questões de dificuldade crescente.
Os alunos do 7º ano participaram ao longo do ano no Concurso Cálculo Matemático, tendo a final sido realizada na nossa escola, no dia 31 de março.
Pretendeu-se, assim, estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática, em particular para o cálculo mental.
O empenho demonstrado pelos alunos participantes nestas atividades e a vontade de voltarem a enfrentar estas competições constitui uma forte motivação para que se continue a participar em desafios desta natureza.