ColoquiÁrias – A escola no século XXI (parte II): Ler o mundo: desafio da Escola de hoje

16 de março 2023, 17h00

Local: Auditório da Escola Básica e Secundária Martinho Árias, Soure

Destinatários: Comunidade educativa

A escola no século XXI (parte II): Ler o mundo: desafio da Escola de hoje

Professor Doutor José Augusto Cardoso Bernardes

Uma das missões mais nobres que cabe à Escola de todos os tempos é a de ensinar a ler o mundo.
Em face da complexidade dessa missão pode, porém, perguntar-se: como ensinar a decifrar realidades tão complexas? Existem fórmulas ou atitudes que possam recomendar-se? Trata-se de uma tarefa que deve mobilizar a Escola, no seu todo, ou é apenas da responsabilidade de algumas disciplinas e de alguns professores? Que benefícios reais pode o/a aluno/a colher desse compromisso global?

Breve nota biográfica:

JOSÉ AUGUSTO CARDOSO BERNARDES é Professor Catedrático da Faculdade de Letras de Coimbra, onde se vem consagrando à investigação e ao ensino na área das Humanidades.
Foi Presidente do Conselho Científico da sua Faculdade, Diretor da Biblioteca Geral da Universidade e Conselheiro Nacional de Educação.