A Voz dos Alunos sob o tema  “Viver em Soure”

A Voz dos Alunos, iniciativa dinamizada no Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure, sob a égide do Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, compreende iniciativas, que dão a palavra às crianças e aos jovens sobre assuntos com relevância para a sua vida, para a vida em comunidade e, claro está, para a vida no mundo, favorecendo a sua participação crítica e o seu envolvimento na busca de soluções para problemas sociais e políticos, enquadrados na educação para a cidadania. Este exercício reflexivo implica tomada de consciência e comprometimento em soluções pró-ativas que contribuem para o bem comum.
Neste propósito a iniciativa deste ano letivo, pelo tema “Viver melhor em Soure”, foi direcionada para uma reflexão sobre solidariedade, inclusão e ambiente em assembleia de turma, seguida de assembleia de ciclo e finalizando em assembleia de Agrupamento, que decorreu no dia 8 de março.
A Escola tem a missão de habilitar os jovens com saberes e valores para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade humana e na ação sobre o mundo enquanto bem a preservar. Nesta actividade, em concreto, observou-se nos alunos uma participação entusiasta e consciente destas problemáticas, reflexo de uma maturidade democrática em crescendo.