Academia Júnior eTwinning (AJE)

Desde o ano letivo de 2021-22 que o Agrupamento de Escolas Martinho Árias – Soure está a implementar um projeto piloto inovador lançado pela Organização Nacional de Apoio (ONA) eTwinning, da ERTE/DGE. O projeto visa dar voz aos alunos e contribuir para a cidadania, formando cidadãos interventivos e responsáveis; pretende ainda promover a colaboração entre os alunos, desenvolver a capacidade de comunicar, de intervir e de resolver problemas, propiciar a partilha de saberes e aprofundar competências de literacia digital.

Em 2022-23, a nossa AJE, agora no seu segundo ano de atividade, tem novos desafios. Assim, de acordo com o divulgado pela nossa ONA:

EXPERTS: 7.º ao 12.º anos (inclusive)

TEMA: (Combate ao) Ciberbullying – criação de vídeos sobre o tema, para publicação na conta TikTok da Organização Nacional de Apoio eTwinning PT.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS: desde 15 de novembro de 2022 até 31 de março de 2023. Os vídeos enviados ao longo do ano vão sendo publicados à medida que chegarem à ONA eTwinning, desde que cumpram as regras do RGPD e desde que a ONA considere terem qualidade para publicação. Em primeira instância, os vídeos devem ser enviados para a mentora eTwinning, a professora Alexandra Duarte, que os fará chegar à organização. Refira—se que já foram submetidos 7 vídeos, mas aguardamos mais contributos para, entre os dias 15 e 31 de março, indicarmos o vídeo TikTok que pretendemos que seja considerado para concurso, bem como o link para o vídeo de resumo (entre 90 seg a 2 min) das atividades do 2º ano da AJE.

VENCEDORES: 12 escolas, equipas até 3 alunos/as + 1 professores/as. Serão vencedores

· 3 que consigam mais reações positivas (Gostos)

· 3 para as escolas com mais vídeos publicados

· 6 selecionados por um Júri

Os vencedores serão contemplados com 3 dias de atividades na DiverLanhoso, Póvoa de Lanhoso e em Braga. Data: 5 a 7 de julho de 2023.

Estamos gratos aos alunos da Academia Júnior eTwinning e às suas mentoras, Matilde Tralhão e Inês Filipe, por participarem neste desafio com a certeza de que este será mais um projeto que estimulará a sua capacidade criativa e empreendedora. Esperemos que o seu exemplo e os contributos do AEMAS incentivem mais alunos a integrarem a AJE do nosso Agrupamento.